Páginas

quarta-feira, 29 de julho de 2015

#Partiu Chile: Dia 9 + Dicas de lembrancinhas

Praticamente último dia da viagem já que o último dia mesmo a gente se dedica à fechar a mala e correr pro aeroporto.
Na verdade, eu sinto que esse nosso nono dia em terras chilenas foi um pouco perdido. Mas sei que não tivemos culpa afinal era a primeira viagem em grupo então não soubemos nos organizar muito bem, o que é natural e compreensível. Por outro lado, estávamos um pouco cansados já, então talvez não tívessemos tanto pique assim pra aproveitar alguma atividade intensa. Depois vou fazer um post com o que gostaria de ter feito/conhecido no Chile.
Não me lembro bem se foi no dia 8 ou no dia 9 que cogitamos assistir a famosa troca de guardas no Palacio La Moneda. A troca ocorre em dias pares ou dias ímpares, depende do mês/ano. É algo muito tradicional em Santiago e recomendado para qualquer turista, já que faz parte da cultura do país.
Nós não assistimos a troca por motivos de: não acordamos. hahaha Assim, particularmente, eu gostaria de ter visto ao vivo mas não era algo imperdível em nosso roteiro.
Então no dia 9 partimos para a famosa Bairro Paris-Londres. Em todos os blogs e até no livro que ganhei (Santiago para Brasileiros) indicavam esse bairro como uma atração turística em Santiago.
É bem fácil chegar lá, só descer na estação Universidad de Chile e caminhar um pouquinho. Fica próximo ao Cerro Santa Lucia.
Ao chegar no cruzamento das ruas Paris e Londres você já entende o porque do nome. É um pedacinho da Europa em Santiago. A arquitetura, os cafés, remetem muito bem ao estilo europeu, porém é só um pedacinho-inho-inho mesmo. Achei bonito, legal, mas esperávamos que tivesse alguma atração a mais lá. Por isso, se você fizer uma viagem curta para Santiago, não lamente se não conseguir ir até Paris-Londres, não é algo imperdível. Deixa pra quando for em Paris ou Londres mesmo rs.

Bairro Paris-Londres
Como não tínhamos planejado mais nada pra fazer e faltava todo mundo terminar de comprar as lembrancinhas, partimos rumo ao Bellavista, a pé mesmo.
No caminho, passamos por um parque que eu acho que é o Parque Florestal, como só passamos por ele, não vimos qual era, mas ele é bem grande e estava bem frequentado. No dia, o parque tinha atrações para crianças (se não me engano era Dia das Crianças lá), tava todo colorido, bem bonito.

Parque Florestal
No BellaVista tem a feirinha e também Pátio Bellavista que já comentei aqui. Eles oferecem inúmeras opções de lembrancinha, desde bijus (todas em banho de prata mesmo) com a famosa pedra Lápis Lázuli até os mais tradicionais como camisetas, canetas, etc. E claro, também são inúmeras opções de preço rs. Na feirinha encontrei bijus mais baratas porém não tão bonitas/bem acabadas quanto no shopping. Mas se prepare, as coisas não são baratas. Uma lembrancinha humilde não sai por menos de R$20,00 (se tem a família grande e bastante colegas de trabalho como era o meu caso, esse valor é um pouco alto). Eu sei que correr atrás de lembrancinha é uma coisa meio chata/perda de tempo, mas ao mesmo tempo é tão assim lembrancinha mesmo, tanto que, eu pelo menos, só trouxe coisas pra quem eu realmente queria muito que estivesse lá comigo. No fim, eu achei que comprei tudo errado as lembrancinhas, queria ter comprado mais coisas mas não ia caber na mala. Essas preocupações paralelas, sabe. Brinco até hoje com minhas tias que não trouxe um enfeite de estante pra elas porque é pra elas voltarem lá buscar rs. Preciso adotar uma tática de lembrancinhas pra próxima viagem.
E depois no fim, ao anoitecer, passamos no KFC pra comprar um "balde" de franguitos e comê-los no apê. Talvez depois disso ficamos jogando baralho, mas como já faz um ano que ocorreu a viagem, minha memória tá meio ruim rs.
Então assim termina nosso penúltimo dia, um dia meio "vago" porém deu pra resolver nossas últimas pendências da viagem. Nos restava agora arrumar as malas e se preparar para o Adióssssss!


Dicas de lembrancinhas do Chile:
- Bijus com a pedra Lápis Lázuli
- Cachecol/Manta com a lã da Alpaca
- Lenços/Pashminas: encontrei umas pashminas com estampas e tecido que aparentavam ser algo bem exclusivo de lá
- Acessórios em cobre: o cobre é algo bem típico do Chile
- Copinhos de shot com estampa chilena
- Casinhas decorativas de Valparaíso: comentei aqui das casinhas bonitinhas que tem lá
- Acessórios com a Alpaca: muito amor por essa "lhama" chilena! Trouxe caneta, imã de geladeira e se pudesse teria trazido uma de verdade haha
- Artesanatos locais: o artesanato que encontrei por lá não me pareceu ser algo típico, pareceu muito com artesanato boliviano/peruano, enfim, são bonequinhos bem rústicos que parecem ter sido feitos de barro
- Pedras locais: lápis lázuli, uma verde água e uma cinza brilhante, são as que eu lembro.
- Vinho: mais típico que isso é impossível haha e tem que trazer mesmo já que o preço e qualidade são bem amigos. Só é ruim pra transportar na mala.
- Cosméticos chilenos: comprei esmaltes da marca Petrizzio e me arrependi de não ter trazido mais, são ótimos e poderia ter dado de presente também.
- Guloseimas: eles tem uma marca de bolacha muiiiito boa, a Costa, vale super a pena trazer uns pacotes. E tem outras guloseimas também como um chocolate que tinha uma camada de marshmallow e outra de caramelo e que não lembro o nome mas tem em qualquer "vendinha" de lá.
- Lembrancinhas tradicionais: camisetas, chaveiros, imãs, bandeira, essas coisas que temos em qualquer canto e que são legais também. Apesar de eu preferir trazer algo mais típico do local.

Um comentário:

Micontchi alguma coisa também ;)