Páginas

quarta-feira, 19 de junho de 2013

"Verás que um filho teu não foge à luta"

A polícia diz que já causei muito distúrbio

O repórter quer saber porque eu me drogo
O que é que eu uso
Eu também senti a dor
E disso tudo eu fiz a rima
Agora tô por conta
Pode crer que eu tô no clima
Eu tô no clima, eu tô clima


Acordei com esse pedaço de música na cabeça, tocando no repeat. E faz todo sentido.


Nunca imaginei que um dia fosse ver na mídia e ao vivo, a minha geração brigando por ideais de uma maneira tão convencional, tão anos 80. De repente tudo o que era compartilhado nas redes sociais foi pras ruas, foi de fato buscar um ideal. Sairam de trás da tela e foram parar na tela.
Preciso confessar que logo no primeiro dia em que ocorreu a manifestação em São Paulo, fiquei revoltada, pensando em como pode aquela gente querer alguma coisa se estava destruindo a cidade? Pensei que estavam ali pra destruir e só, talvez até a mando de um partido político. Pra mim, não fazia sentido nada daquilo. Acho que quando você quer alguma coisa pro seu bem, você tem que pedir isso sim, mas respeitando o próximo pra aí então ter o direito de receber o que pediu. E no caso, estava uma bagunça tão grande onde não consegui ver os tais direitos.
Resolvi resguardar minhas opiniões e esperar um pouco. Sabia que estava sofrendo influência da mídia manipuladora. Eu precisava entender melhor o que estava acontecendo com meu país pra ter uma opinião formada.
Hoje eu entendi, ou penso que entendi parte de tudo pelo menos.
Dá orgulho ver que a minha geração, a geração coca-cola, que tem o poder nas mãos, em plena época de Copa das Confederações, foi pras ruas, não para a farra do futebol, mas pra lutar contra tanta desigualdade e injustiça. Pararam de nhenhenhém em redes sociais, e todos puderam ver a força de um povo revoltado não por vinte centavos, mas por milhões/bilhões/trilhões gastos de maneira fútil, por tanto desrespeito que até então estava entalado. Explodiram em milhares, encheram ruas, encheram o congresso, encheram a boca pra cantar o hino nacional. Não é lindo de se ver que apesar de sermos tão mal tratados pelo governo, ainda conseguiram sentir orgulho do país? Não pelos governantes, sentimos orgulho por nós.
A parte triste da história é que em meio a tantos protestos, ainda tem gente que tem capacidade de aproveitar da situação e bagunçar ainda mais o país, gente ignorante, sem pensamento nenhum, só dando motivo para que os governantes justifiquem mais um gasto de milhões pra reconstruir o que os vândalos destruíram. Gente burra, estraga prazeres, egoísta, estragando nossa esperança de democracia. Fora a imprensa sensacionalista e manipuladora, invertendo valores, defendendo quem lhes convém. Até nisso estamos sujos. Fora a liberdade de expressão repudiada, onde as pessoas tem que se mascarar pra poder divulgar a realidade.
Ainda assim, o lado do bem é maior, consegue dar o verdadeiro recado.
É com tamanho orgulho que no futuro vou poder explicar aos meus filhos, aos meus netos, o conteúdo da prova de história onde cai bem essa parte: "o dia em que o gigante acordou". Espero que até lá ainda existam jovens idealistas inspirados no passado que hoje se faz presente e que sejam capazes de arrastar multidões pra “brigar” pelo presente, pelo futuro, na verdade eu espero mesmo que até lá esses jovens não precisem sair nas ruas, que eles sejam ouvidos conscientemente pelos governantes e que os problemas sejam bem menores ou quase não existam. A esperança de um futuro menos corrupto, com liberdade de expressão de fato, começa a surgir em meio a tantos protestos.
Temos o hino nacional mais belo já ouvido e cantado, temos orgulho no peito, que pode até se manifestar só no futebol, mas ele tá ali, temos alegria de viver, multiculturalismo, somos brasileiros e esse direito ninguém pode nos tirar.


Update: Feliz em saber que conseguiram um resultado com o motivo que foi a gota d'agua pra dar início aos protestos. Apesar de imaginar que vamos sofrer em outro lado com a redução das tarifas do transporte público, ainda assim já é um passo. Que a luta continue para que tenhamos mais direitos atendidos!

****Não vou participar do protesto que vai ter na minha cidade, sei que é muito fácil ficar com a bunda na cadeira achando lindo o que fazem por mim, mas infelizmente sei que eu e meus pais vamos sofrer com o medo do que poderá ocorrer no protesto (sou bundona mermo). Admiro e serei eternamente grata àqueles que estarão lutando pelos meus direitos também. Espero poder retribuir de alguma outra forma.Aplaudo às causas as quais estão lutando, são várias, talvez falte até um pouco de foco para se ter um resultado efetivo, mas o que importa mesmo é que “saímos” do comodismo. Porém discordo  da campanha contra a ida aos estádios na Copa. Agora os milhões já foram gastos, precisamos repor os cofres, se não conseguirmos com a Copa, sofreremos com aumento nos preços de outras coisas. Se querem “burlar” a Copa, o momento já passou, isso tinha que ser feito antes da Fifa ter sua decisão. Não acho justo julgar quem vai aos estádios, quem gosta do evento. É direito, estamos na busca pela democracia. O erro já está explícito, nos resta torcer por um consequência boa disso tudo, agora é tarde demais pra mimimis contra a Copa. E lógico, é bom saberem que não estamos a favor do evento, mas daí querer que as pessoas não lotem os estádios, parece ser injusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Micontchi alguma coisa também ;)