Páginas

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Sem Pipoca: "O show de Truman"

Primeiro: sem pipoca é uma sessão (sim, meu blog tá meio em sessões agora, me organizando para miM entender), onde vou falar um pouco dos filmes que assisti em casa, sem pipoca, sem telona e sem som alto. Esse ano me prometi ler mais e assistir mais filmes, são duas coisas que não são tão fáceis para mim, mas vi que tava deixando de adquirir muita informação válida pra minha vida pessoal ou profissional não lendo ou não assistindo muitas coisas legais e inspiradoras.



Vamos ao que interessa:
Primeira vez na minha vida que um professor indica um filme para assistir e eu crio a curiosidade em assistir, o motivo? Jim Carrey no elenco.
Sério, se me contassem a história do filme e fosse outro ator, apenas acharia o filme interessante e só (talvez eu assistiria pq ia cair na prova, rs). Mãs como tem o Jim de protagonista, lá fui eu assistir. Não sou fanzete do Jim não, mas ele fez parte da minha infância com o Ace Ventura e outros filmes, difícil resistir a um filme dele, até porque é um bom ator.
O Show de Truman ou O show da vida, foi recomendado pela professora de Pensamento Contemporâneo, uma matéria que eu costumo dizer que os críticos odeiam a cultura em massa que odeiam a publicidade e toda a mídia envolvente, ou seja, eles me odiariam por ser (quase)publicitária, e o filme tem a ver com um conteúdo que aprendemos sobre simulacro, simulação do real a partir da mídia e manipulação da mesma, vide BBB.
Sinopse do filme pega no Google básico de cada dia:

"O vendedor de seguros Truman Burbank (Jim Carrey) vive em Seaheaven, um paraíso terrestre onde todos parecem conviver em perfeita harmonia. Mas, seu casamento com Meryl (Laura Linney) não anda muito bem e, pra piorar, ele sente-se constantemente vigiado.
Decidido a investigar se realmente o estão espionando, Truman começa a perceber uma séries de situações estranhas, que aguçam ainda mais suas dúvidas e levam-no à descoberta: sua vida é um show de tv.
Abandonado pelos pais ainda bebê, Truman é adotado por uma rede de televisão que o cria num mundo irreal: a cidade onde vive é um imenso cenário, sua esposa, amigos, vizinhos, todos são atores contratados. Sua vida é uma farsa, acompanhada por milhares de telespectadores.
A partir de então sua luta é para libertar-se e poder viver verdadeiramente."


 O filme é bem interessante e mostra perfeitamente o poder de manipulação da mídia sobre a vida das pessoas, além de ser uma história diferente do que já estamos acostumados, não tem nada demais, nada de excelente roteiro, mas a ideia vale muito. 
Quando terminei de assistir fiquei imaginando se tudo na minha vida não passasse de uma simulação, lou-cu-ra.
Recomendo assistir sem pipoca para não perder detalhes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Micontchi alguma coisa também ;)