Páginas

sexta-feira, 1 de maio de 2015

#Partiu Chile: Dia 5

Vou nem comentar que tá demorando muito pra acabar essa série de posts do Chile, mas não é por falta de vontade em escrever sobre essa viagem maravilhosa, pelo contrário, tenho saudades de lá quase todos os dias. É falta de tempo mesmo.

Após passarmos o resto da segunda-feira mortos depois de esquiar, ou quase isso pra algumas pessoas tipo eu. Decidimos que íamos para Viña Del Mar e Valparaíso em nosso quinto dia.
Já pegamos algumas informações no terminal de ônibus que fomos no domingo, e em algumas agências de turismo. Lá na Ski Total tinham alguns pacotes, mas achamos que o melhor e mais viável seria irmos de ônibus mesmo. Fomos lá pro terminal, não me lembro qual agora, e ao pedir informações sobre qual ônibus ia pra Valparaíso, fomos abordados por uma agência de turismo que nos explicou o trajeto e as paradas que faríamos. Então, nos convenceu pela praticidade e preço, pagamos 12.000 pesos cada (R$48,00 em média) e fomos lá no ônibus rumo a Valparaíso. E sabe de uma coisa? Foi a melhor escolha que fizemos! Se fossemos por conta não íamos saber chegar direito nos lugares e não ia dar tempo de fazer nada.
Depois de um pouco mais de uma hora de viagem, chegamos e Valparaíso. Lá, pegamos um micro-ônibus, com um guia turístico, o Camilo, que estava aprendendo português e falava um portunhol bem compreensível haha. Ele foi nos explicando um pouco da história, e nos disse que Valparaíso é a área pobre do litoral chileno e isso é notável pela simplicidade das casas e pelo ar um pouco interiorano e antigo da cidade.

Entrada de Valparaíso

Nossa primeira parada foi no porto onde ficam os leões marinhos e dá pra ver um pouco do oceano pacífico, porém não é bem uma praia, é um local onde ficam muitos barcos de pesca e cargas, por isso tem um mau cheiro rs.
Os leões marinhos em seu banho de sol

Depois fomos rumo a uma das casas de Pablo Neruda, a La Sebastiana. Para entrar na casa ou museu, você paga um valor que não me lembro qual é. Nota importante: se você é estudante, leve sua carteirinha do Brasil pois lá você tem direito a pagar meia também :)
Dá para entrar e ficar na área externa da casa, e conhecer a Biblioteca de Poesia Chilena. A vista da varanda é bem bonita.

La Sebastiana, casa de Pablo Neruda

La Sebastiana, casa de Pablo Neruda


Na frente da casa tem uma feirinha com artesanato local, com coisas feitas em cobre, camisetas, chaveiros, copinhos de shot, enfim bastante lembrancinha de Valparaíso, Viña Del Mar e do Chile no geral. Uma dica: me arrependi muito de não ter comprado mais lembrancinhas lá, o preço é amigo, e é onde encontrei variedade de coisas, fora que em Viña Del Mar você não vai encontrar lembrancinhas assim.
Na rua da casa do Neruda tem várias casinhas coloridinhas, aliás, Valparaíso apesar de ser "simplória" tem muitas casas coloridas e donas de uma arquitetura bem particular, o que é um charme pra cidade. E logo na esquina você encontra uma praça com a estátua do Neruda e outras figuras importantes da região.

As casinhas na rua da La Sebastiana

Pablo Neruda
Depois fomos pegar um furnicular (hahaha que nominho hein?!), que é um bondinho e nos levou pro alto, onde pudemos ter uma vista panorâmica e linda de Valparaíso. Na cidade toda tem vários furniculares já que a é cheia de morros, dá para perceber bem na foto abaixo:

Valparaíso

O furnicular
Após uma breve parada na praça central da cidade onde fica a Armada de Chile, pegamos a estrada rumo a Viña Del Mar, dá pra ir de metrô também. Na verdade, pra quem é de Campinas é como se estivesse indo pra Sousas, dá uns 30 minutos de uma cidade a outra.
O Camilo nos explicou que Viña Del Mar é a área nobre do litoral chileno, onde gente bem rica tem casas ou apartamentos a beira mar. Então lá sim é praia onde dá pra você entrar no mar, sufar, etc.
Nossa primeira parada foi no relógio de flores, parada obrigatória de todos os turistas néam.

Viña Del Mar

Viña Del Mar
E finalmente, fomos almoçar em um restaurante a beira mar. Não lembro o nome e não fiz muita questão de guardar porque pedi uma carne achando que viria grelhada, e veio um pedaço enorme de carne de panela, que eu não gosto nem um pouco. Meus primos pediram peixes e frutos do mar e gostaram. O atendimento é péssimo, super má vontade. Mas isso já nem nos surpreendia mais rs. O preço é bem carinho, pelo porte do lugar, que era bem simples. Valeria a vista se ao menos tivéssemos sentados próximos a janela, mas beleza haha pra quem gosta de peixe, a costa chilena é uma fartura e uma maravilha de sabores, dizem os apreciadores.
Agora nos faltava conhecer a praia chilena, o oceano pacífico! Fomos lá pisar na areia um pouco, ou quase né, porque tava um frio do caramba. O mar é bem gelado e nos pareceu ser difícil alguém curtir aquelas praias além dos surfistas, já que as ondas eram bem fortes e a areia é aquela bem grossa. Mas só de ver o mar, já vale muito.

Viña Del Mar


Viña Del Mar
Voltando para o centro da cidade, passamos em frente ao Casino (sim, lá podji), e paramos no Jardin Botánico Nacional de Viña del Mar. A parte triste da história é que não tínhamos tempo para explorá-lo direito, então só deu tempo de conhecer o auditório (é esse o nome mesmo?) que é dono de um estilo arquitetônico bem diferente, e é onde ocorrem shows e apresentações culturais, e bem pouco das belezas naturais de lá. Vale a pena explorá-lo um pouco mais, pra quem gosta do verde.

Jardin Botánico Nacional
E acaba por aqui nossa visitinha ao litoral chileno, pegamos nosso micro-ônibus e fomos embora rumo a Valparaíso e depois Santiago.
Valeu super a pena esse passeio, foi bem completo e o Camilo nos explicou bastante coisas das cidades, além de ter sido bem simpático com todos e até ter cantado Roberto Carlos haha. Recomendo a todos fazerem esse passeio, mas já ir com guia pra ter tempo suficiente de conhecer os principais pontos das cidades. 
Outra dica legal é que no caminho para Valparaíso vimos várias vinícolas, o que nos deu vontade de tentar alugar um carro em outro dia e ir explorá-las, mas infelizmente não tivemos tempo. Se você gosta desse tipo de passeio, vale também fazer esse circuito, com certeza devem ter agências de turismo que fazer esse tour.


Próxima parada: mais um tour por Santiago, jantar rodando e dia de rock bebê |m| 

Você pode descobrir o que eu fiz nos dias: 1, 2, 3 e 4 :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Micontchi alguma coisa também ;)