Páginas

segunda-feira, 30 de março de 2015

#FicaDica: Publicitário e Agora? - Parte 2

Depois de quase dois anos, volto eu com a minha série de posts "Publicitário e agora?" rs. No fundo foi bom eu ter esperado (mesmo que a espera seja preguiça mesmo), pois agora tenho mais experiência pra contar.
Como disse no primeiro post da série (que agora vai ter um terceiro post com certeza rs), o curso só será válido se você tiver mesmo a fim de entrar na área. Porque senão, você vai jogar uns trinta mil reais no lixo. A publicidade é uma área muito abrangente, tanto que até se fala que todo mundo se sente um pouco publicitário. Então você não precisa necessariamente trabalhar numa agência, você pode ir pro marketing, pra área comercial, eventos, pesquisa, dentre outras.
A melhor dica que posso dar é: comece com um estágio. Mas um estágio numa empresa bacana, com um nome legal no mercado, não precisa ser grande, mas que te dê visibilidade e o mais importante: contatos ou network.
Sei que pra muitos, é complicado fazer estágio já que o salário é baixo. Mas, o mercado publicitário é um pouco fechado e muito exigente. Vou contar minha experiência, que acho bem válida.
Comecei o primeiro ano da faculdade e consegui um estágio de 4 horas numa editora de livros, graças a indicação de um colega de ensino médio. Aceitei trabalhar mesmo pra ocupar meu tempo livre e porque tinha 17 anos já né, tava na hora. Foi um trabalho onde coloquei mais meu lado webdesigner em prática, mexia mais com mídia online e vendas até porque eu não tinha conhecimento de publicidade mesmo. Na verdade, eu empurrava bem com a barriga esse estágio, não aprendi muita coisa não.
Passado quase dois anos, eu me cansei do estágio, eu não tinha como crescer e me desenvolver profissionalmente e como já estava pra vencer o contrato, decidi ir buscar um novo estágio ou emprego. E queria muito na área, em agência. Mas encontrei bastante dificuldade pra entrar no marketing ou agência, porque todos exigiam conhecimento em mil e uma ferramentas seja de criação ou de social media. Achei e ainda acho bastante absurdo exigirem experiência pra um estágio, afinal de contas o estágio é o ingresso do profissional no mercado de trabalho, subentende-se que o estagiário está buscando aprender as coisas.
Ah, a maioria das empresas contraram alunos a partir do segundo ano, já que o primeiro ano é bem basicão em todos os cursos e a maioria desiste.
Enfim, procurei bem desencanada e mandava currículo pra todos estágios de publicidade que apareciam e que não exigiam conhecimento que eu não tinha. Queria algo que me desse experiência, queria trabalhar mesmo rs.
Então, meu antigo emprego, a emissora de TV, me chamou pra entrevista. E as coisas deram certo. De verdade? Foi sorte a minha. Consegui por conta própria. É possível todo mundo ter essa sorte ;)
Lembra que eu queria mudar de emprego pra trabalhar? Pois então, eu fiz questão de me empenhar, ainda que no começo eu percebi que não era bem na minha área que eu ia estagiar, mas segurei firme e fui. Vi ali uma grande oportunidade pra finalmente entrar na minha área. E te dou mais esse conselho: seja o melhor estagiário que puder, assuma responsabilidades. Dificilmente você vai realmente estagiar na sua área, mas se a empresa valer a pena, continue firme e forte que as portas irão se abrir.
Eu trabalhei no departamento comercial, e fui ganhando meu espaço aos poucos. O mais legal de trabalhar numa emissora, é que você faz contato com a maioria das agências da região, além de produtoras e fornecedores como institutos de pesquisa. Tive a paciência precisa, e me deram a oportunidade de assumir um pouco da área de pesquisa, onde desenvolvi um certo apreço e me empenhei ainda mais. A bem da verdade, me encantei pelo mundo da TV e trabalhei sempre com muito amor e tendo a certeza que tinha escolhido a profissão certa a cada dia.
Como disse, as portas abriram e comecei a ser notada no mercado. E isso somou aos meus planos de crescer profissionalmente, e então uma nova oportunidade se abriu e pronto, estou eu hoje numa das maiores agências de publicidade da cidade.
Você vai perceber isso quando entrar no mercado da publicidade, o "quem indica" é o que mais funciona. Sempre vão estar de olho naquele profissional que está se destacando. Dá pra perceber isso num rápido acesso ao Meio & Mensagem, com a "dança" dos profissionais que saem de uma grande agência e vai pra outra grande, e daqui a pouco já está em outra. Essa movimentação no mercado é comum e é saudável (se você sai de bem dos lugares, é claro). Se pra mim, que trabalhei firme praticamente em um lugar só, abriram várias portas, sem egocentrismo, apenas como exemplo: tive quatro ofertas de emprego sem ter declarado abertamente que queria sair da emissora. Agora da pra imaginar o motivo de tanto troca-troca de profissionais em agências, veículos e marketing das empresas?
Então é importante você saber também o momento de ir buscar novos ares profissionais. Por mais que esteja satisfeito com o que faz e tenha se encontrado na área, busque sempre um algo mais, principalmente enquanto for jovem. Te garanto que as coisas são mais fáceis pra nós, jovens.
O que eu sempre fiz foi me imaginar trabalhando com o que eu gosto. Então tô no caminho do que vai me fazer trabalhar com o coração. Eu não vou mandar currículo pra uma empresa de pneus se eu não me imagino lá. Talvez apareça uma oportunidade incrível pra eu ir pra essa empresa de pneus, mas vou pensar muito pra ver se não vale a pena esperar e insistir mais pra trabalhar na empresa de cosméticos, que é mais a minha cara. Sei que muita gente não tem a opção de escolher um emprego, mas lembre-se sempre: se você faz com amor, você cresce. Você vai muito longe quando trabalhar sem olhar pro relógio toda hora, quando sentir o frio na barriga ao entrar na empresa, quando se empolgar com os projetos e ter a cabeça cheia de ideias e então vai se imaginar lá, no topo.
Sempre quis conhecer e trabalhar numa agência, antes de conhecer a emissora, e hoje, trabalhando em uma, ainda estou descobrindo se gosto ou não. Posso garantir pra vocês que ainda não me encantei e que se uma oportunidade ressurgisse pra trabalhar de volta numa emissora (em outra função, é claro), eu pensaria bem em ir. Agora, uma agência abre mil oportunidades também, isso é fato. Como é um lugar que respira ideias 24h, é meio impossível você não se encantar por uma área.
Ah, e se você for uma pessoa que assim como eu, adoraria ter ido pra criação mas se tocou que não leva o menor jeito com as ferramentas, não se preocupe, em todas as áreas a gente exerce a criatividade. Se você realmente tá gostando do que faz, as ideias não param.
Pra concluir tudo em um parágrafo: faça estágio pra conseguir ingressar no mercado, se não puder estagiar, busque algo mais próximo da área e algo que proporcione contatos que é o mais importante nesse mercado, se ainda assim não conseguir, tenha amigos influentes que possam te indicar pra um lugar legal, seja influente, se dedique e tente encontrar a área que gosta. Não sinta-se satisfeito, vá sempre em busca do algo mais, não pare de estudar, faça mil cursos, leia e assista de tudo,  conheça lugares, saia da zona de conforto, se aventure, publicitário tem que ser o cara mais bem informado do mundo, seja instigador, queira o por que das coisas, e exerça a sua criatividade mesmo que for pra mandar memes no grupo de Whats da galera rs.

O próximo post vai ser contando sobre como é trabalhar numa agência de publicidade ou quem sabe eu volto pra contar outra experiência no mercado (eu espero que ele saia daqui uns 6 meses).

Só para constar: eu ainda tenho dúvidas em qual área vou me firmar rs. Gosto de pesquisa, talvez eu trabalhe no Ibope um dia, gosto de emissora, mas também penso em ir pro marketing de uma empresa de pets, cosmético, moda, ou alimentos principalmente porque amo merchandising no PDV, e também queria um emprego que me fizesse viajar o mundo (quem não quer né? haha). E se nada der certo nessa nova etapa profissional da minha vida, eu vou pra esse mundão aí, mas pra ser publicitária ainda!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Micontchi alguma coisa também ;)