Páginas

domingo, 20 de outubro de 2013

Gordice: Bolo de Cenoura

A gordice de hoje é bem comum e aparentemente simples de fazer. Mas vou confessar que demorei pra aprender a fazer bolo de cenoura sem ele ficar com aquele aspecto cru. Até que achei uma receita ótima no caderninho da mammy. Apesar de simples, o bolo de cenoura exige umas manhas, e modéstia a parte, agora que peguei o jeito, é um dos meus melhores bolos. Aliás não é só a massa do bolo que tem manha, a cobertura também e para você que assim como eu já tive, tem dificuldade em acertar o ponto do bolo de cenoura, aí vai uma receitinha sem erro:

Primeira parte:
4 ovos
3 cenouras médias - e aqui está um dos segredos, o bolo não pode levar muita cenoura senão não cozinha direito, tem que ser 3 cenouras finas ou 2 bem grossas e médias, não pode ser aquelas pequenas.
1 xícara de chá de óleo - outro segredo é utilizar o óleo de milho, o de soja dá um gosto muito forte. E se preferir amenizar ainda mais o sabor de óleo, utilizar meia xícara de chá de óleo e meia de margarina sem sal, fiz assim e deu super certo.

Daí você bate esses três primeiros ingredientes no liquidificador, eu gosto de cortar bem as cenouras pra não pifar o liquidificador rs. Deixa bater bem, até virar um creme onde você não consegue mais ver a cenoura em pedaços, só em pasta.

Segunda parte:
2 xícaras de chá bem cheias de farinha de trigo - o trigo Renata também influencia a dar o ponto ideal
2 xícaras de chá de açúcar - não coloco bem cheias porque o bolo já vai uma calda doce e a cenoura costuma ser doce também
1 colher de fermento em pó

Você pega a primeira parte da receita, despeja em uma vasilha com tamanho suficiente para caber a segunda parte e vai colocando os ingredientes da segunda parte aos poucos para não empelotar e com muito amor e carinho vai mexendo para ficar uma massa bem perfeita na forma, juro que isso também influencia rs.
Despeje numa forma untada e enfarinhada e leve ao forno 180º e deixe por pelo menos 30 minutos. Fiz no forno elétrico e ficou cerca de 50 minutos na temperatura 200º.

Terceira parte: Cobertura
A cobertura que eu faço é de brigadeiro mas tem uns truquezinhos rs.
1 lata de leite condensado
2 colheres de manteiga sem sal - não coloco 4 como de costume e nem coloco muito cheias, não é preciso muita manteiga afinal não vamos enrolar nada, pelo contrario a massa precisa ficar mais molenga para espalhar legal
4 colheres de leite - as vezes ponho até mais dependendo do ponto em que está
5 colheres de chocolate em pó - a receita normal seriam 4 colheres, mas já fiz uns teste e quanto mais chocolate, mais gostoso fica. Da última vez, coloquei um chocolate em pó que meu pai ganhou e infelizmente não tinha marca, mas ele tem o sabor ideal, nem muito amargo quanto o "chocolate do padre" e nem tão doce quanto Toddy. O que é legal fazer é misturar o chocolate em pó (gosto do da Garoto, é menos amargo) com o Nescau (acho Toddy muito fraco e doce pra brigadeiro), aí fica bem equilibrado e com gostinho de truffa.
Leva ao fogo baixo e fica mexendo, mexendo, mexendo pra não grudar na panela ou formar crostas. O ponto ideal é quando ele dá a primeira fervida, você mexe, e espera mais um pouco até ele dar a segunda fervida, daí pronto! Não deixa engrossar muito, senão dificulta na hora de cobrir.
Só cobrir e jogar um granulado macio em cima (gosto do da Pan). Gordice prontinha pro café da tarde :)

Detesto receita sem foto, então aí vai o meu bolo de cenoura fofinho e delícia!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Micontchi alguma coisa também ;)